SABAÚNA
História:

Sabaúna brotou nos limites da fazenda Nossa Senhora do Carmo, em 1671 pertencente à ordem dos Frades Carmelitas. O nome vem do Tupi-Guarani e significa "Concha Preta", uma espécie de molusco de água doce cuja pronúncia é "Tamba Una", existente em grande quantidade no rio,Guararema.

Estação Ferroviária de Sabaúna

Mas a "Concha Preta" começou a ter vida mesmo no final do século passado, quando o governo desapropriou, a fazenda dos Carmelitas, como forma de pagamento de dívidas, iniciando, na região, a colonização de estrangeiros para substituir a mão-de-obra escrava. Assim, em 1889, chega a primeira família de europeus tiroleses, composta de quatro pessoas. Nascia o Núcleo Colonial de Sabaúna.

Com a implantação do sistema de transporte ferroviário, em 1893, entre São Paulo e Rio de Janeiro, foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje desativada, onde pela primeira vez o nome de Sabaúna foi escrito em grandes letras e passou a ser lido por milhares de passageiros em trânsito entre as duas capitais.
Por volta de 1900, o Núcleo já contava com mais de mil habitantes, uma popula
ção constituída de 201 famílias: 80 espanholas, 75 brasileiras, 28 italianas, nove alemãs, três portuguesas, duas austríacas, duas francesas, uma belga e uma africana.

Em 27 de dezembro de 1920, pela Lei-Estadual nº 1758, Sabaúna passa a condição de Distrito de Paz do Município e Comarca de Mogi das Cruzes. O distrito está distante 13 quilômetros da sede do Município 'por ferrovia e 17 por estradas de rodagem, através da antiga São Paulo - Rio, hoje SP 66, a qual é ligado numa extensão de dois quilômetros com asfalto. Situando-se a nordeste de Mogi, Sabaúna faz divisa com os municípios de Guararema e Biritiba-Mirim.
Hoje, aproximadamente 5 mil pessoas moram em Sabaúna.
Sabaúna hoje é um lugar preferido por muitos mogianos e até paulistanos, que aproveitam da tranqüilidade e do ar puro que a natureza oferece.
Clima :

Em relação ao clima, seu clima é temperado e com as quatro estações climáticas bem definidas. O ar é puro, calmo e cheira sono. O clima estimula a preguiça.
Festas e Eventos :

O seu lado cultural se dá nas festividades, que reúnem mais de 3 mil pessoas para participarem. Grande parte da receita vai para o serviço social da igreja.

Eis abaixo as festividades de Sabaúna:

• Festa da Senhora do Carmo, padroeira de Sabaúna, esta festa é realizada no mês de julho;
• Festa do Divino Espírito Santo, festa realizada em junho;
• Aniversário do Distrito mês de novembro;
• Procissão da festa do Divino

Procissão da festa do Divino


 
  Localização:

Principal Rua de Sabaúna

Sabaúna está situada entre as cidades de Mogi das Cruzes e Guararema, acesso principal pela estrada velha São Paulo (Rodovia Henrique Eroles) Km 66 às margens da antiga E.F.C.B. , encontrando-se à 75 km de distância até a capital de São Paulo. O distrito fica distante 25 km da Rodovia Presidente Dutra e, 20 km da Rodovia Airton Senna, principal ligação com a capital.
Esta cidade conta ainda com uma altitude de 660,00m, sendo uma área total de 76,75 quilômetros quadrados (incluindo parte do Bairro Botijuru, que faz parte do distrito).